O govenador do Amapá, Camilo Capiberibe, assinou nesta segunda-feira, 30, decreto que prorroga por mais dois anos o prazo para a chamada dos aprovados no concurso público da Saúde estadual. O certame foi realizado em dezembro de 2012 e ofertou 1.593 vagas. De acordo com o documento, os aprovados poderão ser chamados e, posteriormente, empossados até 2016. A cerimônia ocorreu no Palácio do Setentrião.
O concurso teve um total de 45.840 inscritos, sendo 33.243 para os cargos de nível médio e 9.681 para nível superior. Os salários variavam entre R$ 1.887,25 e R$ 6.283,90, e as vagas foram distribuídas da seguinte forma: 349 para nível superior em diversas especialidades, 289 para médicos (38 especialidades), 152 para enfermeiros de nível superior e 803 para nível médio e técnico.
O chefe do Poder Executivo disse que a quarta chamada para ampliação do quadro de funcionários da saúde, depende da aprovação da Assembleia legislativa. "O quadro de pessoal está preenchido, mas para eu garantir o chamamento, a Assembleia tem que aprovar a ampliação do número de funcionários da saúde. Eu tenho certeza que o Legislativo vai aprovar a ampliação, porque não vai querer retardar a inauguração dessas obras hospitalares que estão sendo ampliadas e construídas pelo governo do Estado", afirmou Camilo Capiberibe.
De acordo com a Lei, a Secretaria de Estado da Saúde não pode exceder o número de servidores nas suas respectivas áreas. Por exemplo, enfermeiros, que, atualmente, há no quadro efetivo 450 profissionais. Para aumentar esse número, o Estado precisa da autorização da ALAP. Mesmo, com término das obras dos hospitais e a ampliação de leitos, o governo ainda terá que aumentar o contingente de profissionais para atender à população.
Desde a sua realização, o governo já fez três chamadas, na última, 831 candidatos foram chamados. Até o momento 2.482 profissionais foram empossados e o governo aguarda a aprovação da Assembleia Legislativa do Amapá para a realização da quarta chamada, onde serão convocados 411 profissionais. "O governo encaminhou para a Assembleia o pedido de alteração da Lei 1.614 que determina o quantitativo de profissionais na área da saúde. Estamos aguardando a aprovação para a quarta chamada", esclarece o secretário da Saúde, Jardel Nunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário