terça-feira, 24 de junho de 2014

Aperfeiçoado, o crédito para juventude volta a atender jovens empreendedores

Na manhã desta segunda, 23, o presidente da Agência de Fomento do Amapá (Afap), Sávio Peres proferiu palestra para 24 jovens inscritos para a nova turma do Crédito para Juventude (Credjuv) em Macapá.
A linha, que entrou em operação em 2012, se baseia em projeto lei do então deputado Camilo Capiberibe, aprovado pela Assembleia Legislativa em 2008. Em sua nova formatação, o Credjuv traz um novo parceiro para a preparação do jovem empreendedor, o SEBRAE.
A novidade é que, além do curso de Plano de Negócio, o jovem terá também o curso Crescendo e Empreendendo. Os dois cursos tem carga horária de 12h cada, e serão ministrados na sede do SEBRAE.
Para a gerente do Credjuv, Sônia Assunção, a linha é uma oportunidade única: "E uma vantagem em relação aos financiamentos dos bancos tradicionais, pois o jovem, com os cursos do SEBRAE, vai poder "ver" seu negócio na prática antes mesmo de começar a operá-lo", explica.
O Credjuv financia empreendimentos de jovens de 18 a 29 anos (ou menores de 18, desde que emancipados legalmente) com mínimo de R$ 1.000,00 e máximo de R$ 10.000,00, para capital de giro, investimento fixo ou misto, com prazos de até 60 meses para os investimentos fixos e mistos.
Desde que foi criada, a linha já investiu mais de 200 mil reais em 22 projetos aprovados. A meta nessa nova fase do crédito é dobrar esses números. Para participar do Credjuv ou jovem não tem que necessariamente ter uma firma constituída, basta ter uma proposta empreendedora que seja viável, gere renda (e emprego). Mas o jovem também tem que mostrar que é empreendedor e convencer o comitê de crédito da Afap de que o recurso público será bem empregado.
"O Crédito para a Juventude é o único do Brasil, nos moldes em que foi criado no Amapá". Disse Sávio Peres aos jovens durante a palestra, acrescentando que "aqui o jovem tem que nos convencer de que sua proposta de negócio é viável, para que o crédito, ao invés de ajuda, não se transforme em um problema para o jovem".
Na terça, 24, foi a vez dos jovens empreendedores de Santana conhecerem o Crejuv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário