quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Senai certifica 455 pessoas que participaram dos cursos no Samaúma



Macapá – Com a presença de diversas autoridades e convidados aconteceu na manhã de hoje, 19, a formatura de 455 alunos que participaram dos cursos do Barco Escola Samaúma. Esta etapa do projeto, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Amapá em parceria com o Senai/AM, disponibilizou vagas para cursos nas áreas da construção civil, confecção, panificação, mecânica de motocicleta e motores a diesel, marcenaria, informática, entre outras ocupações.
O evento contou com a participação da primeira-dama do Estado do Amapá, Cláudia Camargo Capiberibe, representando o governador Camilo Capiberibe; do secretário do Tribunal de Contas da União, Edilson Gomes; do chefe da Controladoria Regional da União no Amapá, Fábio Braga; do diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga; do Superintendente Corporativo do Sesi/Senai, Heber Xavier; do diretor-técnico do Senai, Paulo Rech; do coordenador dos cursos do Samaúma, Oséias Patrício e dos alunos do Senai.
 Cláudia Capiberibe agradeceu em nome do governo a oportunidade de participar da cerimônia e destacou que o nome da embarcação que sediou os cursos é muito apropriado. "Assim como as sementes da Samaumeira germinam com facilidade no solo, o barco Samaúma chega a todas as localidades que necessitam receber conhecimento. Iniciativas como essa que o Senai está proporcionando significam muito para o Estado e para a população".
Heber Xavier agradeceu a presença dos representantes das instituições que têm trabalhado em prol da continuidade administrativa do Sesi/Senai e dos parceiros que viabilizaram a vinda e a permanência do barco em Macapá. "A indústria do Amapá começa a trilhar um caminho de sucesso por meio das qualificações que o Senai está oferecendo à comunidade”. Ao registrar o aniversário de 35 anos da embarcação, Heber lembrou que Sergio Moreira, diretor do Sesi/Senai rebatizou o navio com o nome de “ catedral do saber”.
A paraninfa das turmas, Maria Daurimar Gomes recebeu certificados por ter participado dos cursos de Panificação, Higiene e Manipulação de Alimentos e Cozinha Brasil. A professora, que atua no setor de educação de Jovens e Adultos, revela que com a chegada da aposentadoria pretende abrir seu próprio negócio. "Pretendo me especializar em fazer bolos, doces e salgados para eventos. Os cursos despertaram em mim a vontade de continuar me qualificando. Quero deixar um convite a todos: Aproveitem as novas vagas que serão disponibilizadas a partir de março, o conhecimento é o caminho para o sucesso”, declarou.  
Há cerca de um ano e meio, Admilson de Oliveira Pantoja é dono de uma pequena marcenaria. Além de participar do curso de marcenaria levou o sobrinho, William Teles Pantoja, e o filho, Bruno Oliveira Pantoja para estudar. “Acredito que família que trabalha e aprende junta tem um futuro melhor. Estudar num ambiente diferente foi muito interessante e como as instalações são modernas e totalmente equipadas, nos sentíamos dentro de uma sala de aula comum”, explicou.
 Novas vagas
Os cursos de Qualificação que estão sendo oferecidos estão tendo uma resposta imediata por parte da população, devido a isso, o Senai disponibilizará a partir de segunda-feira, 24, novas vagas para cursos que serão realizadas dentro e fora do Samaúma.
Samaúma no Amapá 
Em 5 de novembro de 2013, o Samaúma aportou no município de Laranjal do Jari e capacitou 357 pessoas, oferecendo 16 cursos de Qualificação Profissional. Em dezembro, o barco chegou à Macapá com a missão de qualificar mais 455 pessoas.

Criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (Senai-AM), a embarcação pioneira é uma unidade móvel que tem a missão de levar capacitação profissional à comunidades ribeirinhas da Região Amazônica. 

O Samaúma recebeu o nome de uma espécie de árvore nativa da América do Sul e da África porque, assim como ela difunde suas sementes pela Amazôniaa embarcação espalha conhecimento e oportunidades de emprego por onde passa.  No último dia 17, o Barco Escola completou 35 anos semeando a educação, espalhando conhecimentos e oportunidades de emprego para mais de 48 mil pessoas capacitadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário